História


Os Francos e o Império de Carlos Magno

 

Os francos foram um povo importante na construção da Europa. Eles participaram das invasões bárbaras colaborando para a “queda” do Império Romano. Esse povo se organizou principalmente em duas dinastias os Merovíngios e os Carolíngios. Nesse momento há uma expansão do Cristianismo pela Europa por meio da conversão de Clóvis ao Cristianismo. Seu governo foi protagonista de um expansionismo que se fortificou devido ao apoio da Igreja. Depois que Clóvis morreu, o seu império foi dividido entre seus filhos o que causou a fragmentação do poder e um enfraquecimento do poder desses reis. Esse enfraquecimento esta relacionado ao fato de esses reis, por conta de políticas administrativas, aos poucos irem perderem territórios para membros da realeza com os quais faziam acordos.

 

Realize uma pesquisa respondendo às perguntas a seguir

Quem eram? Onde viveram? Como se organizavam política e religiosamente? O que o texto fala sobre os efeitos do beneficium nessa sociedade?

Site: http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/francos.htm

Em seguida, responda as questões da p.24 e 25 do seu caderno com a ajuda do professor. Vale 2 pontos que serão atribuídos no fim da aula.