História


Império Bizantino, Mundo Árabe e Islamismo

   Aula 1

Império Bizantino

 

Observe o mapa que está no seu caderno do aluno – p.13 – e acompanhe a explicação do professor a partir das questões abaixo:

 

Com a queda do Império Romano do Ocidente, temos o início da Idade Média. As periodizações em História são construções para fins didáticos e não estão ligadas a realidade do período em que se esta discutindo. Os historiadores, de épocas posteriores, ao estudarem os acontecimentos históricos elaboraram uma forma de dividir a história segundo critérios que eles definiam.

 

Nesse caso um dos critérios para assinalar a mudança para a Idade Média é a ascensão das religiões monoteístas, mais fortemente a Católica. No Império Romano do Oriente vamos observar a forte influência da religião islâmica e ao longo dos estudos vamos verificar que a Igreja Católica esteve diretamente ligada as formas de vida desse período.

 

Vamos dar foco ao estudo observando no mapa a capital do Império Romano do Oriente também chamado de Império Bizantino: Constantinopla. Responder com o professor as questões 5, 6 e 7 valendo 2 pontos que serão validados na aula hoje.

 

Aula 2

 

Mundo Árabe e Islamismo

 

O mundo árabe não sofreu invasões de outros povos por estarem situados na região da Península Arábica que é uma região desértica e de difícil acesso. Viviam nesse lugar vários povos nômades e até o século VII não houve unificação de caráter político.

 

O Islamismo surgiu e com ele as conquistas vindas de líderes dessa religião. Durante o século VII e VIII o Islamismo expandiu em vários territórios como podemos observar no mapa da p.16

 

Faça uma pesquisa nesse site: http://www.brasilescola.com/religiao/islamismo.htm e responda as questões em seu caderno: O que é Islamismo? Como surgiu?

 

Responda o Exercício da p.15 junto com o professor. Esse exercício vale 3 pontos e será validado no fim da aula.